Consisa VRT

Samu

O que é

O CONSISA VRT administra as bases do Programa SAMU/SALVAR RS – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que foi implantado no final de 2010 e inaugurado oficialmente em 26 de janeiro de 2011.

A partir dessa data uma nova trajetória delineou-se à saúde pública da população, principalmente, nos atendimentos de urgência e emergência. O Programa SAMU é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Saúde.

O SAMU é financiado de forma tripartite, isto é, com recursos federais, estaduais e municipais. Os municípios que aderiram ao programa realizam o rateio do valor municipal garantindo assim o acesso do suporte básico e do suporte avançado.

É salutar esclarecer à população que o serviço deve ser solicitado somente nas situações de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA para não desvirtuá-lo dessa sua finalidade principal.

Tipos de atendimentos que são realizados:
– atendimentos domiciliares (traumatismos, surtos, acidentes domésticos, gestantes, mal súbito, etc.);
– apoio em catástrofes;
– traumas como: acidentes de trânsito, quedas, ferimentos com arma de fogo.

Para contatar o SAMU, qualquer cidadão que presenciar situações de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, dentro da área de abrangência de cada base, liga gratuitamente para o número 192, onde será atendido pela Central de Regulação, sediada em Porto Alegre. Nesse momento um médico questionará sobre a situação que a pessoa se encontra e o local, para oferecer o melhor atendimento. Assim, ele saberá que tipo de Unidade de Suporte (Básica ou Avançada) será necessário disponibilizar para socorrê-la, bem como, se é necessário encaminhá-la ao hospital de referência.

Consisa-VRT Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari

Endereço: Avenida Sete de Setembro - 45
Bairro Florestal - Lajeado - RS
CEP: 95.900-718

Telefone: (51)3710-2706
E-mail: executivo@consisavrt.com.br

Horário de funcionamento:
Seg. à Sexta: 08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30