Consisa VRT

Imprensa

Notícias

Consisa amplia setores de atuação e impulsiona o desenvolvimento

Amilton Fontana, presidente do Consisa VRT - Ed Moreira

Amilton Fontana, presidente do Consisa VRT – Ed Moreira

Presidente Amilton Fontana destaca o selo que permite vender produtos para todo país

A dificuldade em encontrar palavras para dimensionar o crescimento dos municípios caso conquistem a certificação Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi) exemplifica a expectativa do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa VRT), Amilton Fontana. “Não temos nem noção do quanto cresceremos como região quando todos municípios aderirem ao Sisbi. Produzimos muito e agora podemos estar habilitados para vender para todo Brasil. É algo de extrema importância para o desenvolvimento do Vale”, declara. Fontana ainda destaca a importância de gestores públicos, vereadores, secretários, médicos veterinários, empresários e proprietários de agroindústrias de participarem da oficina oferecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que ocorrerá nas próximas segunda e terça-feira, 7 e 8, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, para o Vale do Taquari.

O curso virtual gratuito possibilitará a obtenção do selo de qualidade que permitirá a ampliação de vendas de seus produtos agropecuários para outras cidades e estados, habilitando-se para vendas nacionais num prazo de dois anos. Para participar é preciso entrar em contato com o Consisa VRT ou com os municípios integrantes do consórcio. Entretanto, em alguns municípios, como em Roca Sales, as oficinas serão exibidas aos interessados em um telão instalado em uma sala – a ser divulgada o local -, seguindo todos os critérios de prevenção ao Covid-19.

 

 “Consisa veio para facilitar”, diz Fontana

Amilton Fontana ingressou à diretoria do Consisa VRT em janeiro deste ano, sendo vice-presidente de Marcos José Scorsatto, que se afastou do cargo há menos de dois meses. Desde então, a presidência do consórcio está sob responsabilidade do atual prefeito de Roca Sales. “Fui empreendedor ao longo de minha vida e agora tenho uma experiência política de nove anos. Sendo assim, espero conciliar estes conhecimentos para aproveitar esta oportunidade importante de contribuir para melhorar os municípios do Vale do Taquari. Tenho consciência que o Consisa veio para facilitar, então espero contribuir com isto durante o tempo que for preciso”, comenta.

Originalmente fundado para atender à saúde, o Consisa VRT vai, gradativamente, ampliando sua área de atuação para contribuir com os municípios 37 integrantes. Além da demanda junto ao Mapa, o consórcio também será responsável pelos convênios que possibilitarão a pavimentação de ligação da Serra Gaúcha com a Rota do Pão e Vinho, já sinalizada positivamente pelo governador Eduardo Leite.

“Serão 61 quilômetros de pavimentação, fomentando o turismo e desenvolvimento das regiões, principalmente no Vale do Taquari. Primeiramente, serão conveniados 23 quilômetros, ligando Santa Tereza a Rocas Sales e Muçum. Vamos formalizar o projeto, pois na próxima semana o governador estipulará as prioridades e esperamos que a rota (do Pão e do Vinho) esteja entre elas”, explica, revelando a temática da reunião realizada na última quarta-feira, 2, com gestores dos municípios diretamente interessados.

 

Orçamento e CEO no Vale

Nilton Rolante, secretário executivo do Consisa VRT – Crédito: Divulgação

O secretário executivo do Consisa VRT, Nilton Rolante, revela que a previsão orçamentária de R$ 29 milhões, anunciada no início do ano, está mantida, enquanto seguem as conversações para instalação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no Vale do Taquari.

“Estamos em conversações com a Univates e outras instituições para tomarmos uma posição ainda neste mês.” A intenção é atender as pessoas dos municípios do Vale do Taquari em necessidade de tratamento nos ramos da odontologia não tratados nas unidades de saúde”, disse, Rolante.

SERVIÇO

Programação da oficina para obtenção do Sisbi

Segunda-feira, 7

Das 9h às 12h: Abertura e sensibilização (o Sisbi e o Projeto Consim)

13h30min às 17h: Implantação de programas de autocontrole pelas empresas

Terça-feira, 8

Das 9h às 12h: Implantação de programas de autocontrole pelas empresas

13h30min às 17h: Verificação oficial dos programas de autocontrole e inspeção de abate

 

 

FONTE: INFORMATIVO

Consisa-VRT Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari

Endereço: Avenida Sete de Setembro - 45
Bairro Florestal - Lajeado - RS
CEP: 95.900-718

Telefone: (51)3710-2706
E-mail: executivo@consisavrt.com.br

Horário de funcionamento:
Seg. à Sexta: 08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30