Consisa VRT

Imprensa

Notícias

Capacitação em primeiros socorros

A Lei 13.722, de 2018 (conhecida como Lei Lucas) determina que professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico, deverão ser capacitados em primeiros socorros. Devendo entrar em vigor ainda no primeiro semestre de 2019, a norma é obrigatória também para espaços de recreação infantil.

Conhecida como Lei Lucas, seu texto define que cursos de primeiros socorros sejam oferecidos anualmente, tanto para capacitação quanto para reciclagem dos profissionais já capacitados, e tem o objetivo de preparar professores e funcionários para que possam agir no socorro das crianças em situações de emergência até a chegada da ajuda médica.

O socorrista sabe exatamente o que fazer, quando fazer e como fazer em um momento de estresse. Entre as atitudes corretas a serem tomadas, ele poderá auxiliar um aluno acidentado em casos de hemorragias, traumas, ferimentos, asfixia, queimaduras, hipotermia, insolação, intoxicação, afogamento, choque elétrico, vertigens e desmaios, convulsões, fraturas, paradas cardíacas, entre outros. Nosso treinamento aborda procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter os sinais vitais e procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra.

Com conteúdo abrangendo teoria e prática, o treinamento cobre questões desde a avaliação inicial do cenário, reconhecendo riscos iminentes e outros fatores, até acidentes envolvendo vias aéreas, procedimentos de RCP (reanimação cardiopulmonar) e hemorragias.

CASO DO MENINO LUCAS, DE CAMPINAS/SP
Em 27 de setembro de 2017, Lucas, de 10 anos, se engasgou com um pedaço de cachorro-quente servido na hora do lanche, durante um passeio da escola. Segundo a família, ele não teve o atendimento de primeiros socorros adequado e acabou falecendo por asfixia mecânica. Desde então, Alessandra Zamora, mãe do menino, iniciou um movimento pela obrigatoriedade dos cursos aos funcionários das escolas.

A equipe do SAMU VALE DO TAQUARI está desenvolvendo essas capacitações junto as escolas do Vale do Taquari, no dia 09 de abril estivemos em Muçum participaram Michele Schmitz, Ciro Pimenta, Luan Flores, Rosane Didoliche
E no dia 13/04 estivemos na EMEI Sonho de Criança em Canabarro- Teutônia participaram Felipe Mann Agst, Sidinei de Borba, Jônatan Ramos, Marlon Alves;

Consisa-VRT Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari

Endereço: Avenida Sete de Setembro - 45
Bairro Florestal - Lajeado - RS
CEP: 95.900-718

Telefone: (51)3710-2706
E-mail: executivo@consisavrt.com.br

Horário de funcionamento:
Seg. à Sexta: 08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30